Mercado de GLP mira novos investidores

É provável que poucos brasileiros tenham a real dimensão da importância social e econômica do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para o país. Hoje, o GLP, mais conhecido como “gás de cozinha”, tem maior penetração no território nacional do que a energia elétrica, a água encanada e a coleta de esgoto. O GLP está presente em 100% dos municípios brasileiros e é utilizado em 98% dos domicílios. Trata-se de um setor vital para a sociedade e que, portanto, deve estar ao alcance, sempre, de toda a população.

A indústria do gás GLP é essencial também para a economia do país. São cerca de 6 milhões de toneladas comercializadas por ano, e um faturamento anual de aproximadamente R$ 18 bilhões. Esses números transformam o Brasil no quinto maior mercado mundial desse energético. O setor utiliza produtos e serviços de siderúrgicas, indústrias de máquinas e equipamentos, transportadoras, empresas de instalação, empresas de engenharia e muitas outras. Tudo somado, são pelo menos 350 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo gás GLP.

Utilizando o canal de distribuição do licenciamento de novas revendas, o pequeno, médio ou grande empreendedor pode entrar nesse mercado rentável e que cresce a cada ano. “Essa é uma grande oportunidade para novos empreendedores ingressarem nesse nicho de mercado que garante retorno e liquidez imediata. O negócio do gás é bom e rentável!”, declara Ali Kadri, diretor da área de marketing do Grupo Consigaz, que divide a operação e direção da empresa com seus irmãos, especialistas em suas áreas estratégicas.

O DNA da família Consigaz

Nassib Saleh Kadri, imigrante libanês que chegou ao Brasil em 1958, montou, quase 20 anos depois, ao lado de sua loja de móveis, um comércio de gás, acompanhado de seus filhos. Não muito tempo depois, já deu início à comercialização de gás envasado em cilindros maiores para o setor industrial. Foi em 1992 que nasceu a marca Consigaz. Cinco anos depois, a marca importou a tecnologia Bobtail® de distribuição de gás a granel. De lá para cá, o grupo cresceu e se solidificou com a distribuição, a revenda e até com a fabricação dos seus próprios cilindros. Hoje, está presente com oito bases de engarrafamento e distribuição em São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás e no Distrito Federal. São mais de 30 milhões de consumidores beneficiados pelos produtos e serviços da rede, com mais de 350 revendas licenciadas, e mais de 1.600 veículos na frota.

O modelo do negócio

Existem vários modelos de negócio para a revenda, que vão desde a microrrevenda, com capacidade de armazenamento de até 40 botijões e faturamento mensal bruto estimado em R$ 24 mil (600 botijões), até a revenda Platinum, uma distribuidora regional com capacidade de armazenamento de até 7.680 botijões e um faturamento mensal bruto estimado em R$ 930 mil.

A empreendedora Luzeni da Silva Dutra Ramos, de Carapicuíba, na Grande São Paulo, confirma a satisfação dos revendedores que atuam nesse mercado: “Minha vida melhorou mil por cento depois que entrei para a família Consigaz. Hoje, vendo quatro vezes mais, dispondo do apoio da diretoria e de muita propaganda. Por isso, sou Consigaz dia e noite, 365 dias por ano”.

A operação

No mercado do gás de cozinha, “estar presente” junto ao consumidor, seja a dona de casa, sejam os responsáveis por condomínios, sejam os pequenos comerciantes próximos da revenda, é fundamental.  Os novos empreendedores contam com o suporte necessário para começar a operar o seu negócio, tais como assessoria na escolha do ponto comercial; orientação no projeto da loja; estudo sobre o potencial de venda da região escolhida e área de atuação privilegiada. “A padronização da identidade visual da loja é por conta da Consigaz. Além disso, oferecemos apoio promocional e publicitário, treinamento sobre o mercado e as técnicas de desempenho no varejo e conteúdos desenvolvidos pela Consigaz, focados para a melhor qualidade dos serviços de nossas revendas. A operação é de alta lucratividade e o negócio é de fácil operação”, afirma Ali.

Os novos empreendedores contam com todo o suporte da Consigaz, inclusive promocional e publicitário  (Foto: Divulgação)
Os novos empreendedores contam com todo o suporte da Consigaz, inclusive promocional e publicitário (Foto: Divulgação)

 

Investimento e áreas de interesse

Para o novo empreendedor, a taxa de adesão, a propaganda e os royalties não existem. E a “moeda corrente” deste mercado, que são os botijões, por si só já é uma garantia de retorno imediato do investimento. No momento em que o novo revendedor investiu em seu estoque inicial, os botijões cheios ou vazios já podem ser transformados em dinheiro, na hora que for necessário. “A procura é tão grande que, antes mesmo de efetivamente divulgarmos as regiões onde estaríamos disponibilizando para novos distribuidores, já tínhamos uma lista de interessados”, conclui.

As regiões de interesse para expansão são aquelas no entorno das bases de distribuição do grupo, em Goiás e no Distrito Federal, com a marca Gasball. As regiões ao redor de Canoas (RS) e Cariacica (ES) e todo o Estado de São Paulo, com a marca Consigaz. Atualmente, é inaugurada quase uma loja nova por semana para a revenda dos botijões da Consigaz.

O investimento inicial necessário para abrir uma revenda Consigaz é a partir de R$ 38 mil. Se você quiser ser o revendedor de gás de sua região, pode contar com uma margem de lucro média de 28%.  Segundo os players que já atuam nesse segmento há alguns anos, esse é o melhor negócio para se trabalhar. Pesquise e bons negócios!

2 comentários em “Mercado de GLP mira novos investidores

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